Preloader
Blog

Você já usou um correspondente bancário e nem percebeu

Com toda a certeza você já usou um correspondente bancário sem ter percebido. Lotéricas, bancos postais, autorizados, essas são algumas das empresas que atuam como uma ponte entre as instituições bancárias e os clientes. Além de oferecerem uma série de serviços, elas facilitam o dia a dia, diminuindo as demandas nas agências.

Com toda a certeza já usamos um  correspondente bancário  sem você. Lotérica, bancos postais, clientes autorizados, são algumas das empresas que atuam como uma ponte entre bancos e os clientes. Além de oferecerem serviços, elas facilitam o dia a dia uma série de atendimentos conforme demandas nas agências.

Qualquer pessoa física pode prestar esse tipo de serviço. É preciso uma autorização do Banco Central para se tornar uma instituição do gênero. Uma vez que ela é concedida, a empresa já pode realizar várias atividades financeiras que normalmente são feitas pelos Bancos.    

Para atuar prestando, o interessado deve controlar que possui uma estrutura de acordo com as normas e parâmetros necessários de serviços pelo BC. Além de ficar localizado em um local de fácil acesso, é preciso ter um balcão de atendimento, seja como equipamentos e área de espera.

Todas as exigências são feitas para garantir a qualidade do atendimento e evitar fraudes. Ser correspondente bancário , é uma oportunidade para quem deseja formar uma carreira dentro do setor financeiro e ainda por cima, ter seu próprio negócio. 

Como ser um correspondente bancário?

Para poder iniciar o tipo de serviço, o desejado deve ter uma agência do Banco que seja correspondente bancário . Na unidade, ele receberá todas as instruções sobre a estrutura necessária e o processo de aprovação do Banco Central. Além disso, é preciso apresentar os seguintes documentos: 

  • Ato Constitutivo da empresa e suas mudanças;
  • CNPJ
  • Alvará de Funcionamento
  • Certificado de Regularidade do FGTS;
  • Certidões negativas de Débito com INSS, Dívida Ativa da União, Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
  • Comprovante de Inscrição Estadual e Municipal
  • Pesquisa cadastral da empresa;
  • Declaração de Antecedentes Criminais
  • RG e CPF

fácil do banco que você deseja ser um correspondente bancário , outros documentos podem ser solicitados. Além dos originais, também é preciso apresentar cópias autenticadas de toda a documentação. 

Vantagens de ser um correspondente bancário

Prestar esse tipo de serviço é uma excelente maneira de abrir um negócio próprio. Isso porque, o correspondente bancário todo o aporte da instituição bancária terá qual presta serviços. Entre as vantagens estão:  

  • Alta lucratividade, uma vez que é possível prestar os mais diferentes serviços financeiros;
  • Possibilidade de expansão, incluindo a abertura de novas unidades;
  • Apoio total do Banco para esclarecimentos de dúvidas;
  • Liberdade para negócios do negócio;
  • Apesar de ser necessária uma estrutura própria, o investimento para ser um agente correspondente não é muito alto;
  • Facilidade no relacionamento com clientes.

Essas são apenas algumas vantagens de se tornar um correspondente bancário . Não é à toa que cada vez mais pessoas jurídicas tem buscado essa modalidade como forma de ampliar o próprio negócio e aumentar os ganhos. 

Desafios de ser um correspondente bancário

Um dos grandes desafios de se tornar um correspondente bancário é que o negócio varia conforme a economia geral. Ou seja, quanto mais estável e otimista ela tiver, melhores serão os financeiros .   

Além disso, a questão de construir um relacionamento também é muito complexa. Isso porque, os clientes precisam não confiar no agente para se manterem fieis. Por exemplo, existem agentes que possuem um número de clientes que só fazem transações bancárias naquela unidade.

Esse tipo de relacionamento com o correspondente bancário é essencial para o sucesso do projeto. É por meio dessa fidelidade que o agente consegue manter firme perante os concorrentes, mesmo com os novos agentes atuantes.  

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre tendências e novidades do mercado financeiro? Então não deixe de conferir o artigo “A transformação que chegou com a Conta Digital”.